Skip to content

Parceiros

A Necton S.A. é a empresa mais antiga da Europa dedicada à produção e comercialização de microalgas, produzindo biomassa de algas especialmente para os setores da aquacultura e cosméticos. É também líder na produção e comercialização de sal tradicional, tendo uma elevada produção de salmoura que procura valorizar através deste projeto. Em 2016 a Necton aumentou significativamente a sua capacidade de produção de microalgas no âmbito de um projeto europeu (INTESUSAL), possuindo uma unidade industrial com tecnologia de ponta. Atualmente, cinco fotobiorreatores tubulares com um volume total de cerca de 100 m3 garantem uma produção eficiente e sustentada de uma ampla variedade de espécies de microalgas com alta aplicação biotecnológica. Esses sistemas de cultivo permitem a produção de biomassa de microalgas com alta qualidade bioquímica e biológica. A empresa possui uma experiência única e diferenciada no cultivo de mais de 30 espécies de microalgas (por exemplo, Nannochloropsis sp., Tetraselmis sp., Tisochrysis lutea, Phaeodactylum tricornutum, Skeletonema costatum, Pavlova sp., entre outras).
A Unidade de Microalgas da Necton está comprometida em fornecer produtos sustentáveis e de alta qualidade para aquacultura, cosméticos, aquários, alimentos e rações com a marca PHYTOBLOOM® desde 1997. Estas atividades comerciais estão fortemente associadas a uma vertente de Investigação e Desenvolvimento contínua, para melhoria de processos e desenvolvimento de produtos. A empresa conta, por isso, com uma equipa altamente especializada e qualificada de biólogos marinhos, microbiologistas e engenheiros com larga experiência na implementação de projetos de inovação nacionais e internacionais.

As cabeças por trás

NECTON - João Navalho-min
João Navalho
Presidente do Conselho de Administração e Diretor de Inovação
NECTON - Alexandre Rodrigues-min
Alexandre​ Rodrigues
Coordenador de Inovação
NECTON - Bruno Pinto-min
Bruno ​ Pinto
Técnico de Inovação
STANDARD - Sem Fotografia-min
Célia Cristo
Responsável de Produção de Sal
STANDARD - Sem Fotografia-min
Paulo Martins
Gestor Comercial de Sal
NECTON - Vitória del Pino-min

Victória​ del Pino​

Coordenador da Unidade de Negócio Microalgas
NECTON - Inês Póvoa-min
Inês Póvoa
Responsável de Produção de Microalgas
STANDARD - Sem Fotografia-min
Yago del Valle-Inclán
Coordenador de Projetos de Engenharia
STANDARD - Sem Fotografia-min
Teresa Lamela
Responsável de Qualidade
A Universidade do Algarve – UALG – é reconhecida pela qualidade do seu ensino em diversos campos, nomeadamente nas áreas das Ciências e Tecnologias da Saúde, Economia, Gestão e Turismo, Ciências Sociais e da Educação e Ciências Exatas e Naturais. A Universidade do Algarve surge com classificação máxima em 5 indicadores de investigação, transferência de tecnologia e internacionalização no ranking internacional U-Multirank 2020. No centro deste sucesso encontra-se a investigação de ponta desenvolvida na Instituição bem como a inovação a ela associada. Com trabalho desenvolvido nas diversas áreas do conhecimento, a Instituição tem contribuído para o desenvolvimento da sociedade, através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030. O Centro de Ciências do Mar – CCMAR – é um dos principais centros de investigação em ciências marinhas em Portugal, reunindo especialistas nas áreas da biologia marinha, ecologia, oceanografia, ciências ambientais, biotecnologia, pescas e aquacultura. Dedicado à investigação e desenvolvimento em ciências marinhas, o CCMAR visa promover investigação multidisciplinar e formação relacionadas ao meio ambiente marinho, com ênfase nos processos de mudança ambiental que afetam os ecossistemas marinhos. Com uma equipa multidisciplinar de cerca de 250 investigadores científicos, instalações e laboratórios bem equipados e acesso facilitado a importantes ecossistemas marinhos e costeiros, o CCMAR desenvolve atividades que se dividem em cinco áreas principais: Investigação, Formação, Indústria, Sociedade e Cooperação.

As cabeças por trás

UALG - Paulo Gavaia-min
Paulo Gavaia
Investigador CCMAR e Professor convidado da FMCV
UALg - Leonor Cancela-min
Leonor Cancela
Professora catedrática da FMCB Membro do Projeto
UALG - Gonçalo Pinto-min
Gonçalo Pinto
Aluno de Mestrado
UALG - Paulo Gavaia-min
Paulo Gavaia
Investigador CCMAR e Professor convidado da FMCV
UALg - Leonor Cancela-min
Leonor Cancela
Professora catedrática da FMCB Membro do Projeto
UALG - Gonçalo Pinto-min
Gonçalo Pinto
Aluno de Mestrado

Fundada em 1973 e pioneira nacional na oferta formativa em diversas áreas, a Universidade de Aveiro (UA) é hoje considerada uma das mais inovadoras universidades de Portugal, conhecida pela sua qualidade de ensino e investigação, apostando também na cooperação com o tecido empresarial.
Atualmente, é frequentada por cerca de 17000 estudantes de graduação e pós-graduação, sendo que 9% são estudantes internacionais. Constituem ainda a comunidade académica, cerca de 1400 professores e investigadores e 630 membros do pessoal técnico, administrativo e de gestão. Nos últimos anos, o esforço de capacitação da UA em termos de infraestruturas (edifícios e equipamentos científicos) e linhas de investigação, incluindo recursos humanos, e pessoas, tem sido essencial para dotar a UA de superior competitividade e desse modo assegurar um melhor futuro e uma maior e mais efetiva contribuição para o desenvolvimento regional e nacional. O caráter matricial da UA é a base de uma investigação inter e transdisciplinar, assente na partilha de experiências, na troca de informações, na melhoria de práticas e na promoção de projetos conjuntos entre investigadores das diferentes áreas científicas da UA. A equipa da Universidade de Aveiro envolvida no projeto é composta por docentes e investigadores de diferentes Departamentos, integrando diversas linhas de ação nas áreas da Química, Bioquímica, Biotecnologia e Engenharia Química, bem como em áreas de interface como sejam a Nanotecnologia e Ciências do Mar. Esta equipa tem feito uma aposta estratégica e continuada na ligação ao sector empresarial, associativo e cooperativo, com vista à transferência do conhecimento científico e tecnológico e consequente endogeneização por empresas, associações e entidades da Região e do País.

As cabeças por trás

UA - Ricardo Calado-min
Ricardo Calado
Investigador Principal do Departamento de Biologia (dbio) e Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e ECOMAR
UA - Cláudia Nunes-min
Cláudia Nunes
Investigadora na CICECO – Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica
UA - Sónia Ferreira-min
Sónia Ferreira
Investigadora Pós-doutorada na CICECO – Departamento de Química
UA - Manuel Coimbra-min
Manuel A. Coimbra
Investigador na LAQV-REQUIMTE – Departamento de Química
UA - Maria Eduarda-min
Maria Eduarda Pereira
Professora Associado na LAQV-REQUIMTE – Departamento de Química
UA - Nicole Ferreira-min
Nicole Ferreira
Bolseira de Investigação na LAQV-REQUIMTE – Departamento de Química
O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) é uma unidade orgânica da Universidade do Porto (U. Porto) com estrutura de escola universitária e centro de ensino, investigação científica, cultural e prestação de serviços à comunidade. Fundado em 1975, é considerado uma escola verdadeiramente transdisciplinar na área das ciências da vida. Atualmente, ocupa um lugar único em Portugal, tanto no ensino como na investigação, ao integrar as três áreas básicas do conceito One Health (saúde humana, animal e ambiental), sendo por isso a promoção deste conceito central na sua atividade. Em linha com esta perspetiva, o ICBAS adotou o lema “Uma Escola, Uma Saúde”, respondendo à necessidade de mobilizar a comunidade para promover sinergias e complementaridades entre as diferentes áreas do conhecimento, tanto na investigação como na formação de alto nível.

As cabeças por trás

UP - Renato Pereira-min
Renato Pereira
Assistente de Investigação
UP - Paula Ferreira-min
Paula Ferreira
Professora Associado
UP - Manuel Vilanova-min
Manuel Vilanova
Professor Associado